terça-feira, 28 de agosto de 2012

ALIMENTOS FUNCIONAIS  FUNCIONAM????

O QUE SÃO? São alimentos que possuem substâncias bioativas, com ações comprovadamente benéficas  para a saúde, além de suas propriedades nutricionais básicas.

COMO ISSO OCORRE?
Em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro, que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.
ATENÇÃO: ALIMENTOS FUNCIONAIS NÃO DEVEM SUBSTITUIR O MEDICAMENTO PRESCRITO PELO MÉDICO!!! Isto porque eles não curam doenças e sim previnem e controlam alguns sintomas.

Nenhum alimento, por si só, é capaz de melhorar a saúde ou evitar doenças. Por isso, os alimentos funcionais devem ser consumidos como parte de uma dieta equilibrada e variada

Como consumir?
§ O consumo destes alimentos deve ser regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados.

§ A alimentação diária deve considerar maior uso de vegetais, frutas e cereais integrais, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.

§ Substituir parcialmente o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.

§ Quando optar por industrializados, o consumidor deve estar atento a quantidade recomendada no rótulo e procurar saber se o alimento que está comprando teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.

§ Estes alimentos somente funcionam quando fazem parte de
uma dieta balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

§ O risco que existe na ingestão deste tipo de alimento restringe-se somente em não obter os resultados esperados, já que esses alimentos não possuem contra indicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário