Os adoçantes são substitutos naturais ou artificiais do açúcar que conferem sabor doce com menor número de calorias por grama de um alimento. São compostos por substâncias edulcorantes, que possuem a capacidade de adoçar muito em pequenas concentrações. Os adoçantes são indicados para indivíduos com condições fisiológicas ou metabólicas específicas, como diabéticos e alguns casos de excesso de peso.
Qual adoçante eu devo escolher?
Os adoçantes são classificados conforme a sua origem e seu valor
calórico.
Quanto à origem: os edulcorantes podem ser produzidos artificialmente, como o aspartame,
sacarina sódica, ciclamato de sódio, acessulfame K e sucralose,
ou naturalmente (extraídos de plantas) como a
frutose, manitol, sorbitol, esteviosídeo e xilitol.
Quanto ao valor
calórico: adoçantes calóricos (encontrados em frutas, mel e álcoois de açúcar)
possuem poder adoçante superior ao açúcar comum, deste modo, devem ser utilizados em quantidades reduzidas. Já os adoçantes não calóricos geralmente são
artificiais ou produto de proteínas produzidas a partir de aminoácidos e sal de
potássio sintético, não contém calorias e propiciam doçura acentuada.
Em geral, todos os edulcorantes podem ser utilizados com segurança, desde que se respeite a equivalência sugerida no rótulo e a Ingestão Diária Máxima (IDA). Para algumas situações fisiológicas específicas, como gestação, hipertensão, dentre outras existem algumas restrições. Nestes casos, vale a pena procurara ajuda de um nutricionista.
Orientações para uso adequado do adoçante:
- Leia o rótulo para saber a equivalência entre o adoçante escolhido e o açúcar comum. Então, utilize apenas o suficiente, prove e, se necessário, aumente gradativamente até obter o sabor adocicado desejado. Muitas pessoas exageram na quantidade do adoçante obtendo um alimento com gosto residual, ruim, amargo ou metálico. Além disso, o excesso de adoçante não traz benefícios à saúde.
- Atenção na substituição do açúcar por adoçante em suas receitas. Geralmente 10 gotas de adoçante líquido ou 2 pacotinhos de adoçante em pó correspondem a 1 colher de sopa de açúcar. Adoçantes de “forno e fogão” (adoçantes aerados) possuem medida equivalente à utilizada de açúcar na receita.
- Para preparar receitas, leia o rótulo e verifique se o produto pode ser aquecido ou adicionado a receitas que vão ao forno ou fogão. Preparações como bolos feitos com adoçante devem levar mais fermento e serem assados em assadeiras menores, pois ficam menos aerados (“crescem menos”).
- Utilize apenas o adoçante que possui registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), este registro deverá estar impresso na embalagem do produto.
- Caso você não goste do sabor de um
determinado adoçante, poderá trocar por outro equivalente e, se tiver dúvidas,
procure orientação do seu nutricionista antes de escolher um adoçante. Há
várias opções no mercado e ele poderá indicar o ideal para você.
Para saber características de cada adoçante e a Ingestão Diária Máxima recomendada, acesse o link:
www.meunutricionista.com.br (Matéria escrita pelas nutricionistas Ana Carolina Assad Pinto e Ticiane Gonçalez Bovi)
www.rgnutri.com.br
www.inmetro.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário