Na próxima semana, do dia 19 a 23 de setembro de 2011, acontecerá na Diretoria Centro-Oeste e nas demais Diretorias de Ensino da cidade de São Paulo, que contam com o Programa SP Educação com Saúde, a Campanha de Promoção de Saúde e Prevenção das Doenças Osteomusculares.
Essa campanha acontecerá dentro de nossa diretoria e tem como objetivo prinicipal promover um aumento da qualidade de vida no trabalho, com foco na prevenção das Doenças Osteomusculares.
- O que são Doenças Osteomusculares:
São doenças caracterizadas por sintomas dolorosos que acometem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores, costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores.
As chamadas DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) são relacionadas às lesões especialmente vinculadas ao trabalho, e normalmente aparecem em pessoas que exercem atividades que requerem movimentos repetitivos no trabalho.
Outros fatores que contribuem para o aparecimento de DORT são:
- Mesas, cadeiras, máquinas, bancadas e equipamentos em desacordo com a estrutura do corpo humano ou que induzem a má postura;
- Maus hábitos posturais, que, mantidos por tempo prolongado, frequentemente resultam em anormalidades permanentes de postura;
- Falta de organização do trabalho, ausência de pausas para descanso, excesso de horas extras, inexistência de rodízio de tarefas e busca inadequada por elevação da produtividade.
Durante o trabalho na campanha, que acontecerá das 8h às 14h, trabalharemos a prevenção de tais lesões, através de estações de trabalho que trarão esclarecimentos a respeito de ergonomia, relaxamento e exercícios físicos, falando sobre ps benefícios que cada uma dessas práticas podem trazer. além disso, informaremos a respeito das principais doenças, suas causas e sintomas, e formas de tratamento.
A participação é aberta a todos os trabalhadores vinculados à Diretoria de Ensino Centro-Oeste, que tenham sido convocados ou não, e a Equipe estará a disposição para esclarecer dúvidas e fazer os devidos encaminhamentos, ou mesmo iniciar um
acompanhamento mais individualizado em
um momento posterior, se necessário.
Fonte: www.fisioweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário