sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mulher: saúde à flor da pele

O grupo "Mulher: saúde à flor da pele", foi iniciado no dia 08 de julho de 2011, com o objetivo de discutir temas relacionados ao climatério.

Hoje foi o terceiro encontro, em que discutimos terapia de reposição hormonal (prós e contras), após ter dialogado sobre definições e sintomatologia.

A dinâmica de hoje consistiu de expôr às mulheres afirmações a respeito da terapia de reposição hormonal. Com elas discutimos cada uma das afirmações. Veja a que conclusões nós chegamos:
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL:

VERDADES: Diminui os fogachos e outros sintomas do climatério, melhora a qualidade da relação sexual e leva a melhor qualidade de vida. Previne osteoporose e ajuda no controle do colesterol e triglicérides. Estudo mostra discreto aumento na incidência de câncer de mama ( com o uso prolongado) e risco aumentado de trombose. Não previne infarto e acidente vascular cerebral ("derrame"), como antes se pensava. Tem indicações e contra-indicações e o desejo da paciente é fundamental, não devendo ser uma imposição da equipe de saúde.

MITOS: A terapia de reposição hormonal engorda; mulher que toma hormônio tem risco de gravidez; mulher que foi submetida a histerectomia ("retirada do útero") não poderá fazer reposição; a terapia previne infarto; toda mulher tem que fazer a terapia de reposição hormonal, para viver melhor.




ATENÇÃO: na próxima sexta-feira, dia 29, não haverá reunião do grupo. Voltaremos a nos reunir no dia 05 de agosto, no mesmo horário e local. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário