quarta-feira, 27 de julho de 2011

" Você tem Fome de quê?" - Grupo Educação Alimentar

Desde 05 de julho, estamos realizando encontros semanais com o objetivo de construir conhecimento e autonomia para práticas alimentares saudáveis, seja em casa, no trabalho ou num ambiente social.

No segundo encontro do grupo, trabalhamos o conceito " O que é uma Alimentação Sáudável?". Assista o vídeo abaixo para relembrar alguns passos aprendidos neste encontro:



 
No terceiro encontro, refletimos sobre os hábitos alimentares e a influência cultural, social e econômica. Veja alguns conceitos que o grupo construiu e dicas para se alimentar bem e não abusar nas confraternizações e datas especiais:

POR QUE COMEMOS???

Os motivos vão muito além da FOME, comemos para confraternizar com os amigos, quando estamos ansiosos, quando queremos celebrar uma vitória, comemorar um aniversário, para reunir a família, ...

Em datas especiais, nos reunimos em volta da mesa para saborear pratos mais elaborados, tradicionais, que nos remetem à infância ou ao aconchego da família.

Tudo isso é muito gostoso e faz parte da nossa cultura. Porém, as ocasiões especiais são muitas. Pense, quando foi a última vez que você se excedeu num churrasco, almoço de domingo, feriado, aniversário?

Por isso, aí vai algumas dicas para manter a disciplina e não abusar das calorias, gorduras, açúcares e sal:

ä Em datas especiais, muitas pessoas costumam ficar o dia todo sem comer ou apenas petiscando, esperando a hora do "banquete". À noite, elas acabam "atacando" a comida. Para evitar este abuso, alimente-se normalmente durante o dia, dando preferência à alimentos mais leves como saladas, carnes e laticínios magros e frutas. Antes de sair de casa, tome um iogurte desnatado ou coma uma fruta.
  
ä Leve estes conceitos para a mesa: bom senso e moderação. Tenha prazer em cada escolha, mastigue bem os alimentos, saboreie-os. Quando estamos animados, perdemos a noção do que comemos e levamos mais tempo para nos sentirmos satisfeitos. Não fique pensando no que ainda não comeu. A comida não é a principal atração da festa. Divirta-se conversando com seus amigos e familiares!

ä Em vez de restringir, acrescente. Afinal, não é fácil mudar os hábitos de toda a família de uma só vez. Que tal acrescentar um prato de salada e um prato de frutas da época aos almoços de domingo?

ä Ficar sentado à mesa após a refeição, nos faz comer mais, beliscar isto ou aquilo. Por isso, o melhor é continuar a conversa na sala.

ä Não esqueça o exercício físico regular. E, antes que a balança acuse os excessos, acrescente uma caminhada, um passeio de bicicleta ou uma aula de dança para cada evento em que sair da rotina.

Lembre-se: para mudança de hábitos alimentares é preciso conhecimento e vontade!

Agora que você já está por dentro dos encontros, seja bem vindo. Na próxima terça-feira, dia 01 de agosto, abordaremos o tema: "Como comer bem fora de casa?"

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário