segunda-feira, 8 de agosto de 2011

08 de agosto - Dia Nacional do Controle do Colesterol

Você sabe como está seu colesterol? Deveria saber...

Colesterol é uma gordura presente nos alimentos e produzida pelo fígado. Existem três tipos de colesterol: LDL (o "colesterol ruim"), VLDL e HDL (o "colesterol bom").
É importante destacar que o colesterol não é nocivo à saúde. Ele é necessário para a formação das células de nosso corpo e dos hormônios sexuais. Ele está presente na dieta, em alimentos de origem animal. Não está presente nos alimentos de origem vegetal, como os óleos. Mas, como tudo na vida, o excesso é prejudicial.
Níveis altos de colesterol no sangue aumentam o risco de infarto e de acidente vascular cerebral ("derrame"). Isso porque o colesterol penetra na parede dos vasos sangüíneos e lentamente os leva à obstrução. É algo lento e silencioso, sem qualquer sintoma. Daí a necessidade de campanhas para alertar à população em geral.

O que é colesterol aumentado?
  • Primeiro, é necessário estar em jejum de pelo menos 8 horas para dosá-lo no sangue;
  • No sangue, o normal é que o colesterol esteja abaixo de 200 mg/dL, o LDL ( "colesterol ruim") abaixo de 100 mg/dL e que o HDL ("colesterol bom") esteja acima de 60 mg/dL. Um colesterol "bom" acima de 60 mg/dL ajuda a prevenir infarto (dados da American Heart Association).
Vilões do colesterol: carnes gordas, banha de porco, leite integral e seus derivados (queijos amarelos e manteiga), ovos, defumados, doces e alimentos que levam muito ovo e leite em seu preparo.




Dicas para manter o colesterol baixo:
  • Atividade física regular (pelo menos 3 vezes por semana);
  • Substituir leite integral por leite desnatado;
  • Substituir a banha de porco por óleos de origem vegetal (azeite de oliva extra-virgem, óleo de soja, óleo de girassol, etc);
  • Preferir carnes brancas e soja. Se consumir carne vermelha, dê preferência às partes magras;
  • Alimentação rica em fibras (pão integral, arroz integral, granola, linhaça, quinua, farelo de aveia, etc). Farelos e linhaça poderão ser adicionados a frutas, vitaminas, saladas, iogurte desnatado, etc.
  • Crie o hábito de ver a quantidade de colesterol que os alimentos têm, que é anunciada no rótulo.
Periodicamente, dose os níveis de colesterol no sangue. Ele poderá estar alto, sem que você saiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário