quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Grupo Educação Alimentar: Dietas da moda e influência da mídia

No quinto encontro do grupo, discutimos sobre as dietas da moda e a influência da mídia. Veja as nossas conclusões:

Dinâmica: dietas da moda em revistas
 DIETAS DA MODA

Quem nunca testou ou conheceu alguém que já tenha feito alguma destas dietas?
Dieta da lua, do tipo sanguíneo, das proteínas, da sopa...
As dietas da moda, apesar de proporcionarem perda de peso a curto prazo, dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. Como elas não desenvolvem a educação alimentar e são muito restritivas, muitas pessoas recuperam o peso perdido e até uns quilos a mais!
Por isso, antes de aderir uma dieta destas, vale a pena refletir:
1. Esta dieta, além de emagrecer, contém todas as vitaminas e minerais que o seu corpo precisa para manter o seu corpo em equilíbrio?
2. Conseguirei manter esta dieta à longo prazo?
3. Esta dieta pode gerar desconfortos, tais como dor de cabeça, mau hálito, queda de cabelo, ansiedade, fraqueza, desidratação e perda de massa muscular?
5. Será que esta dieta tem comprovação científica?
O QUE A MÍDIA NÃO FALA...
  •  A mídia estabelece padrões de consumo e ideais de beleza, através de mensagens bastante persuasivas.
  • O objetivo do marketing não é incentivar o desenvolvimento intelectual das pessoas, mas sim mudar comportamentos através da satisfação dos desejos e vontades dos consumidores. Várias ciências se unem na tentativa de conquistar você: economia, sociologia, psicologia, dentre outras. Assim, fica difícil resistir...
  • Muitos estudos indicam que assistir televisão estimula a escolha e o consumo alimentares.
  • A maioria dos produtos alimentícios veiculados pela televisão refere-se a alimentos com alto teor de gorduras, óleos, açúcares e sal, que não estão de acordo com as recomendações para uma dieta saudável e equilibrada.
  • Cápsulas, pílulas, chás e plantas medicinais, apesar de "naturais", podem gerar efeitos colaterais graves e só devem ser prescritos por profissionais habilitados. As principais alterações são no sistema nervoso, rins e fígado.
  • Cuidado com promoções do tipo "leve mais e pague menos", combos, ... Pode fazer bem para o seu bolso, mas não para o seu corpo.
Não perca o nosso próximo encontro! Agende: dia 16 de agosto às 10hs. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário